domingo, 14 de setembro de 2008

Educação e Sustentabilidade

A educação, através das Instituições de ensino exerce papel fundamental no comportamento humano. A responsabilidade de um único professor e sua capacidade de influenciar no futuro da humanidade é imensa. Ele não é apenas capaz de inspirar idéias, mas é capaz de direcionar o pensamento crítico na observação e criação de possibilidades, atuando como facilitador na percepção do ser humano de sua realidade, inserido no seu contexto de habitante do planeta azulzinho... De posse de informação, cientes de sua capacidade criativa/destrutiva, os alunos podem ser convidados a apresentar soluções para os diferentes cenários possíveis de que fazem parte.
Considerando as palavras de Thomas Berry em seu livro "The Great Work" - "Of the institutions that should be guiding us into a viable future, the university has a special place because it teaches all those professions that control the human endeavor." e acrescenta que nossas Instituições educacionais devem ter como propósito guiar seus alunos para um relacionamento íntimo com a Terra, porque esse mesmo planeta nos trouxe à existência, nos sustenta e nos encanta com suas maravilhas. É nesse contexto que devemos considerar nossas oritentações econômicas, políticas e intelectuais que nos permitirão preencher nosso desígneo histórico: estabelecer um caminho viável no futuro. É a isso que chamo educação responsável: temos a informação - devemos criar acesso através da educação. As decisões são individuais - os valores, desenvolvidos desde a mais tenra idade. Para que algo possa ser feito na universidade, o conhecimento de nós mesmos como cidadãos, nosso entorno e as conexões causa-efeito do nosso relacionamento com o meio-ambiente devem ser conhecidas e trabalhadas desde sempre. Cidadãos empreendedores de respeito é o que nosso planeta necessita para permanecer sustentável.
Aproveito para indicar um video a respeito da História das Coisas (The Story of Stuff) que ilustra o nível de preocupação que deveríamos ter tanto com a educação como com a sustentabilidade.
Dêem também uma olhada em "The 11th Hour", um documentàrio produzido e narrado por Leonardo DiCaprio e distribuído pela Warner Brothers

Nenhum comentário: